Advillage  

news
Carolina Hungria
Washington Calegari
Zeca Castellar

advillage.com.br



 
Mudanças na Talent 
A Talent deve anunciar nos próximos dias uma reestruturação em sua equipe. A agência contratou um consultor para arrumar a casa - o que implicará cortes de pessoal. Segundo fontes, as demissões podem atingir mais de 20 funcionários. O ajuste chegará ao alto escalão. A assessoria de imprensa da agência, em contato com o evillage, desmente a informação.
Carolina Hungria    @ 20:02


16.8.02  

 
Billie Holliday amanhã na TV paga
O canal pago People+Arts exibe amanhã um documentário sobre a vida de Billie Holliday (1915-1959). O especial mostrará canções como “Lady sings the blues” e “Good Morning Heartache”. Irá ao ar às 20h.

Cem dólares e um táxi - A série bem bolada do National Geographic Channel mostra um tour por uma grande cidade do mundo a bordo de um táxi. A viagem acaba quando o taxímetro marca US$ 100. Neste domingo, o cenário será Bangcoc, na Tailândia. O programa irá ao ar neste domingo, às 20h30.
Zeca Castellar    @ 20:00



 
Noise amanhã no Circuito Directv
A Directv exibe amanhã a noite, às 19h, um especial com o DJ Anderson Noise. A apresentação foi gravada este ano no Clube A1, em São Paulo. O programa incluirá um making of do primeiro videoclipe do artista, 'Copacabana', que concorre ao Video Music Brasil 2002, premiação da MTV. A atração vai ao ar no canal 605. Leia também 'Música eletrônica ganha novo selo'.
Carolina Hungria    @ 18:37



 
Filho de Cássia Eller continuará com Eugênia
Chicão, filho de Cássia Eller, permanecerá sob a guarda provisória de Maria Eugênia Vieira Martins, que viveu por 14 anos com a cantora, morta em dezembro do ano passado. A decisão foi tomada hoje pela Justiça do Rio, segundo a Veja. O pai de Cássia pretende insistir na briga pela guarda do neto. As irmãs dela estão do lado de Eugênia. A decisão definitiva deve sair em 90 dias.
evillage    @ 18:31



 
ABA faz evento sobre pesquisa de mercado
Acontece na próxima terça, dia 20, o 4º Simpósio Internacional de Gerenciamento de Informações e Pesquisa de Mercado, promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes. O evento será aberto às 9h, no Centro de Convenções das Americas, em São Paulo. É dirigido a diretores e gerentes de marketing, comunicação, inteligência competitiva, informações de marketing, de pesquisa de mercado e de produto. Entre os convidados estrangeiros estão Cristián Saracco, da Future Brand da Espanha, e Michael van Schellenbeck, da Daimler-Chrysler alemã. Entre os brasileiros estão Fábio Mariano, do Instituto Data Popular, e Paulo Carramenha, da Research International Brasil.
evillage    @ 18:09



 
Aumenta a aprovação do comércio eletrônico
A e-bit/PricewaterhouseCoopers finalizou mais uma rodada da sua pesquisa mensal que resume a avaliação de consumidores sobre lojas virtuais brasileiras. O levantamento mostra que o índice de satisfação dos e-consumers referente ao mês passado ficou em 87,2%, o maior desde 2000. O número da mesma pesquisa realizada em julho de 2001 registrou índice de satisfação de 83,5%.
evillage    @ 17:26



 
Superinteressante para crianças
A Editora Abril está produzindo para o final de setembro uma edição da revista Superinteressante especial para o público infantil. "Super for Kids" terá textos, jogos, experiências e curiosidades para crianças de 8 a 12 anos. A tiragem será de 100 mil exemplares. A editora diz que convidará um grupo de jovens para colaborar na redação do especial.

Jetsons - A Superinteressante publica no final de agosto o especial Casa do Futuro. A edição, nas bancas no dia 29, falará de novidades tecnológicas para residências, como sistemas de segurança, interconectividade (que permite a operação de aparelhos à distância, por exemplo), e os eletrodomésticos e eletroeletrônicos futuristas. A tiragem será de 100 mil exemplares.
Zeca Castellar    @ 16:49



 
Novidades na logomarca da Coca-Cola
A Coca-Cola anunciou hoje nos EUA que mudará sua principal logomarca a partir do ano que vem. Os rótulos atuais são vermelhos, com o logotipo escrito em branco. Uma tira amarela e uma série de fitas entrelaçadas serão acrescentadas ao design. Kelly Brooks, executiva da empresa, disse à Reuters que a transformação servirá para "modernizar a marca".
evillage    @ 16:36



 
Medidor de chamadas telefônicas
As operadoras de telefonia fixa podem ser obrigadas a fornecer um medidor de ligações telefônicas aos seus usuários. O equipamento deverá transmitir ao assinante a tarifação feita em sua linha pelas centrais telefônicas, para que ele tenha controle das chamadas locais e interurbanas realizadas. A medida faz parte de projeto de lei do deputado José Carlos Coutinho (PFL-RJ). “O serviço de telefonia é campeão de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor de todo o País, principalmente quanto ao custo das chamadas”, diz. Para ir adiante, a proposta deve ir às comissões técnicas da Câmara.
evillage    @ 16:16



 
Celulares com câmera, febre no Japão
Os telefones celulares equipados com câmera estão virando febre no Japão. A maior operadora do país, a NTT DoCoMo, reporta a venda de mais de 1 milhão de aparelhos (fabricados pela Sharp) desde seu lançamento, em junho, segundo a Reuters. O equipamento permite que o usuário tire fotos digitais e as envie para outros usuários. Em julho, a DoCoMo começou a vender também modelos similares produzidos pela Mitsubishi e Fujitsu. A J-Phone (Japan Telecom Holdings, controlada pela Vodafone) foi a primeira operadora japonesa a oferecer os aparelhos com câmeras, no início de 2001.
evillage    @ 14:47



 
Jornal é proibido de dar o nome de vítima de seqüestro
Um jornal gaúcho de alcance regional foi proibido pela Justiça de Caxias do Sul de divulgar o nome de uma vítima de seqüestro-relâmpago. A decisão é de segunda instância. O jornal argumenta que a proibição fere princípios constitucionais, como o direito à livre expressão do pensamento, a garantia de acesso à informação e a liberdade de imprensa, segundo o Consultor Jurídico. O desembargador Luís Augusto Coelho Braga, no entanto, entende que a divulgação do nome da vítima “não traria benefício nenhum a ninguém, mas, ao contrário, poderia prejudicar o primeiro e direto interessado”.

Polêmica - Notícias sobre seqüestro costumam alimentar polêmicas principalmente quando o crime está em curso. Alguns veículos da grande imprensa têm como norma não divulgar o caso se houver um pedido expresso da família da vítima. Outros veículos, entre eles os que pertencem às Organizações Globo, acreditam que o noticiário sobre seqüestros atende ao "interesse público" e não aumenta os riscos potenciais do seqüestrado. A decisão da Justiça gaúcha, porém, refere-se a episódio que já terminou - e atende ao pedido de "inviolabilidade, intimidade, vida privada, honra e imagem". Se algum veículo publicar o nome da vítima, ela poderá entrar com pedido de indenização por danos morais.
evillage    @ 14:10



 
Mostra apresenta campanha inédita da Ellus
Abre hoje para o público de São Paulo a mostra E(x)tra Ph, evento voltado a divulgação de novidades em foto, publicidade, música e moda promovido pela distribuidora de cosméticos de luxo Ph Arcangeli. A exposição ficará em cartaz até a segunda-feira, 19, numa casa do bairro Jardim América, na rua Canadá, 324. Amanhã, Gal Oppido vai dar um curso de fotografia com número limitado de participantes. Os interessados devem fazer reservas pelo número (11) 3167-0400. O destaque na publicidade é o ensaio da modelo Marcelle Bittar, clicado para a campanha verão 2002 da grife Ellus, que estréia na mídia somente no mês que vem, em revistas, jornais e outdoors.
Carolina Hungria    @ 13:24



 
Antarctica Pilsen avança no ranking das cervejas
A Antarctica Pilsen encostou na Kaiser no segundo lugar do ranking nacional de cerveja. O produto da AmBev consolida-se no 3º lugar com 10,8% do mercado, contra 11,1% da Kaiser. A Skol permanece na liderança. O aumento de vendas da Antarctica Pilsen é atribuído em grande parte ao sucesso da campanha “Preliminares”, da Almap, em que a modelo Patrícia Silveira derrama cerveja no próprio corpo para atiçar o namorado. Nesta semana, a ação publicitária ganhou continuidade: desta vez, a modelo aparece preparando um jantar “irresistível” com cerveja no tempero, ao som de “Stormy Weather”, com Etta James - clique na imagem para assistir.

Mudança de direção - A Kaiser, por seu lado, atravessa momento de transição. Controlada desde março pela canadense Molson (em parceria com a holandesa Heineken), fechou três fábricas em junho (no Rio Grande do Sul, Bahia e Minas) e demitiu 250 empregados, 10% de sua força de trabalho no país. A Molson quer reduzir seus custos em R$ 100 milhões nos próximos 3 anos.
Zeca Castellar    @ 13:11



 
Loducca realiza novos cortes
A Loducca dispensou ontem pelo menos 5 funcionários da sua agência em São Paulo. A área mais atingida foi a de mídia, seguida do atendimento. Ninguém da criação foi demitido. Segundo informações de fonte, o principal motivo alegado para as dispensas foi a "contenção de custos". No mês passado, a Loducca já havia anunciado, durante coletiva realizada em sua sede, o desligamento de dois criativos da LoV, seu departamento interativo.
Carolina Hungria    @ 12:52



 
O trem mais rápido do mundo
O governo chinês não faz alarde, mas está investindo pesado num futuro high-tech que o mundo ocidental parece ignorar. Além de estar construindo um prédio e um hotel que serão os mais altos do mundo, e dedicando verbas também altíssimas ao desenvolvimento de tecnologia e biotecnologia, a China recebeu no começo deste mês o primeiro trem de passageiros do mundo que usa ímãs para fazê-lo levitar a uma velocidade de 430 quilômetros por hora. Os três vagões produzidos pelo consórcio Transrapid (Siemens AG, ThyssenKrupp AG e governo alemão) farão sua viagem inaugural ida e volta, de 66 km, entre Shangai e o aeroporto local (ao custo de US$ 1,16 bilhão) em 1º de janeiro de 2003. Percorrerá 30 km em 8 minutos. Se aprovado, será liberado comercialmente e poderá criar novos contratos de US$ 22 bilhões entre Shangai e Pequim, depois Hong Kong, Sehenzhen e Guangzhou. Para os engenheiros alemães, será a primeira oportunidade de testar o que acontece quando dois trens se cruzam a 430 km por hora.
evillage    @ 12:42



 
Cannes anuncia as datas para o ano que vem
O Festival Internacional de Publicidade de Cannes acontecerá de 22 a 28 de junho de 2003, na Riviera Francesa.. A mesa de credenciamento será aberta no dia 21, um dia antes do início do prêmio. O festival do ano que vem deverá ter eventos especiais em comemoração ao seu 50º aniversário.
evillage    @ 12:29



 
Guerra contra a pirataria 
Nova pesquisa do Yankee Group revela que serviços de file sharing como KaZaa, Morpheus e LimeWire continuarão lucrando por mais algum tempo com a pirataria de música na Internet nos EUA. No ano passado, 5,16 bilhões de arquivos de áudio foram baixados irregularmente por internautas de 14 anos ou mais, número que deverá crescer para 7,44 bilhões em 2005 antes de cair para 3,9 bilhões em 2007. Mas a reação só poderá acontecer se os serviços legalizados adotarem as seguintes medidas para atrair assinantes, segundo a Yankee: oferecer conteúdo de todos os grandes cinco selos do país e a maioria dos independentes; permitir mixagem, queima e cópia de músicas, mesmo que os usuários depois desistam das assinaturas; disponibilizar os arquivos para download em qualquer lugar ou aparelho; permitir o compartilhamento de arquivos com outras pessoas; e continuar apostando no meio online, mesmo que isso implique na queda das vendas no varejo. Leia 'O erro das gravadoras'.
evillage    @ 20:14


15.8.02  

 
Samurai Jack estréia em setembro no Cartoon 
O Cartoon Network anuncia para o dia 6 de setembro a estréia no Brasil da animação Samurai Jack, série bastante popular nos Estados Unidos. Do mesmo criador de 'O Laboratório de Dexter', Genndy Tartakovsky, a atração conta a história de um guerreiro enviado ao futuro para combater um mago mutante. O episódio piloto de Samurai Jack já foi exibido por aqui, durante o Anima Mundi 2002. Na TV, ele irá ao ar às 19h, sempre às sextas-feiras. Ao todo, são 13 episódios.

Na Internet - Entrou hoje no ar, no site brasileiro do canal, um link dedicado à nova animação. Além de informações, o internauta também encontra dois games temáticos, cartões postais e outros itens para download.
evillage    @ 18:46



 
Conta de US$ 240 milhões na McCann
Já era previsto, mas mesmo assim o golpe é duro para a Bates USA: a rede de fast-food Wendy’s International entregou sua verba de US$ 240 milhões à McCann-Erickson (Interpublic Group of Cos.), depois de uma revisão que incluiu a McCann, a Grey e a Publicis, todas de Nova York. E o encarregado da Wendy’s na Bates, Gary Steele, poderá mudar junto com a conta.
evillage    @ 18:39



 
McCann pesquisa imagem do Brasil
O departamento de pesquisa da McCann-Erickson acaba de realizar um levantamento em 10 países da Europa, além dos Estados Unidos, em torno da imagem do Brasil para os estrangeiros. Os resultados seguirão para Brasília e vão direcionar as campanhas promocionais do Governo nos próximos meses. O estudo foi encomendado pela APEX, Agência de Promoção de Exportações.
Carolina Hungria    @ 18:26



 
Embratel já pode atuar em telefonia local
A Embratel está autorizada, a partir de hoje, a operar serviços de telefonia local, competindo diretamente com a Brasil Telecom, Telemar e Telefônica. A assinatura solene da licença foi realizada agora há pouco na sede da Anatel, em Brasília. O início do serviço ainda depende de acordos da Embratel com as prestadoras locais de interconexão. Leia 'Embratel atuará em telefonia local ainda este ano'.
evillage    @ 18:18



 
Mercado de vending deve crescer 15% em 2002
A ABVA, Associação Brasileira de Vendas Automáticas, prepara para março do ano que vem a 1ª edição da Feira Latino-Americana de Vending, ou máquinas automáticas, que será realizada em São Paulo. Durante o encontro, a entidade divulgará dados referentes ao desempenho do setor, que teve um crescimento de 10% no último ano. As máquinas automáticas, que já dominam transações nos Estados Unidos e na Europa, devem crescer, segundo expectativas da entidade, 15% neste ano e 35% em 2003. Atualmente, o Brasil tem 40 mil máquinas, 40% delas em São Paulo e 37,5% pertencentes a Coca-Cola.

Café engarrafado - Apostando neste mercado, a Coca-Cola pretende lançar no ano que vem aqui no País máquinas de café emgarafado, pronto para ser consumido. O metrô de São Paulo também já adotou em 2001 as máquinas de vendas de bilhetes.
Carolina Hungria    @ 18:11



 
IstoÉ Gente terá edição especial de aniversário 
A revista IstoÉ Gente prepara edição especial por seu terceiro aniversário. O próximo número, que pela primeira vez terá edição dupla, publicará um ranking das 50 celebridades – 25 homens e 25 mulheres – mais sexy de 2002. O mais votado será capa da revista. É a terceira vez que o titulo publica o ranking. Nos dois primeiros anos, Gisele Bündchen e Luma de Oliveira lideraram a lista. A Editora Três também prepara uma festa na próxima terça-feira, dia 20, na boate Boogie, em São Paulo, que terá transmissão ao vivo no programa de Adriane Galisteu na TV Record. A apresentadora figura no ranking deste ano.
Zeca Castellar    @ 17:49



 
Campanha contra baixaria na TV começa em outubro
Terá início no dia 6 de outubro a campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara. Haverá peças nas emissoras oficiais de rádio e TV e distribuição de cartilhas sobre o assunto. Nas próximas semanas deverá ser criado um conselho para acompanhar a programação das emissoras e um site da Internet para divulgar os nomes das empresas que patrocinam programas de TV de baixa qualidade. O grupo de trabalho encarregado da campanha decidiu enviar aos candidatos à presidência da República uma carta com princípios estabelecidos por lei. A comissão quer um compromisso dos candidatos contra os programas sensacionalistas. Leia também 'Site divulgará patrocinadores de baixaria na TV'.
evillage    @ 17:12



 
Lobby no ministério
Representantes das emissoras de TV serão recebidos logo mais, às 18h, pelo ministro das Comunicações, Juarez Quadros. Na pauta, o anteprojeto de lei que regulamenta a participação do capital estrangeiro em empresas jornalísticas e de radiodifusão. Hoje é o ultimo dia da consulta pública para recebimento de sugestões. A reunião do fim de tarde prevê participação da Globo, SBT, Band, Rede TV, CNT e Record. Um pouco antes, às 17h30, Quadros receberá, em separado, o vice-presidente de assuntos institucionais da TV Globo, Evandro Guimarães. O governo trabalha para aprovar o projeto do capital estrangeiro até o fim do ano.

Contribuição menor - Embora o grande debate do momento seja em torno da regulamentação da lei do capital externo, os representantes das emissoras devem aproveitar o encontro das 18h para uma causa mais imediata: pedirão ao ministro a redução do percentual de desconto, para o Funtel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), das receitas geradas pelas ligações telefônicas dos telespectadores que participam de enquetes e programas de auditório, via prefixos como 0300 e 0800.
evillage    @ 16:26



 
Cade não analisa e Pão de Açúcar fatura com o Sé
Enquanto o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não analisa o assunto, a compra dos supermercados Sé vai gerando bons resultados ao Pão de Açúcar. As vendas em julho aumentaram 25% em relação ao mesmo mês de 2001. As vendas brutas chegaram a R$ 894 milhões. A compra da rede Sé pelo grupo de Abílio Diniz, no início de julho, foi denunciada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, por formação de monopólio. Esperava-se que o Cade analisasse ontem a questão, mas o processo não entrou em pauta. Os conselheiros querem uma “maior investigação” antes de qualquer decisão.
evillage    @ 14:04



 
O melhor de Porto Alegre
A Editora Abril prepara edição especial de Veja com o “Melhor de Porto Alegre”. A publicação, com data de capa de 4 de setembro, listará restaurantes, bares, danceterias, casas de shows, shopping centers, passeios, serviços e atrações culturais. A tiragem será de 42 mil exemplares, com distribuição gratuita na Grande Porto Alegre.
evillage    @ 13:37



 
Submarino inaugura lojinhas fora da Web
O Submarino está iniciando operações no mundo "real" com a inauguração de quatro quiosques na rede de locadoras Laser Home Vídeo. Cada lojinha custou declarados R$ 20 mil. Um funcionário ajuda o consumidor e mostra as vantagens da compra pela Internet. O Submarino espera que no prazo de um ano as vendas nos quiosques representem 15% de sua receita. "O consumidor poderá levar alguns itens na hora, como DVD players. Os demais itens do site encomendados serão entregues geralmente no dia útil seguinte, diretamente na casa do comprador”, diz em comunicado o presidente do Submarino, Murillo Tavares.

Financiamento - Atualmente, o Submarino declara a visita de 130 mil internautas por dia. Destes, mil se tornam clientes. A empresa fechou acordo com o banco Continental para facilitar a obtenção de crédito pelos usuários. As linhas de financiamento são de até 24 meses para produtos de informática e de até 15 meses para outros produtos. O valor mínimo para parcelamento é de R$ 150, com juros de 3,9% ao mês.
Zeca Castellar    @ 12:37



 
Alta do dólar multiplica prejuízo da NET
A alta do dólar levou o prejuízo líquido da Net para a estratosfera. No 2º trimestre do ano, o prejuízo foi de R$ 312,7 milhões. Era de R$ 83,3 milhões. A variação cambial foi negativa em R$ 200 milhões. Os resultados financeiros da companhia, que estão sendo divulgados hoje, apontam ainda uma leve queda (2,3%) no número de assinantes da NET, que agora são 1.367 mil. O churn (desistência do assinante) também caiu, de 20,9% para 19,6%.

Virtua - O Virtua, de conexão à Internet em banda larga, tem hoje 53.659 assinantes. Mas o churn rate é alto: chegou a 34,3% no 2º trimestre, ante 12,7% no trimestre anterior. A empresa atribui o aumento ao maior controle exercido sobre assinaturas inadimplentes. Na receita bruta de R$ 338,9 milhões, o Virtua responde por R$ 9,4 milhões. O dinheiro grosso vem da TV paga: R$ 296,2 milhões. O restante vem da taxa de adesão à NET, do pay-per-view e dos negócios de redes corporativas.
Zeca Castellar    @ 12:01



 
ESPN negocia X Games
Executivos do canal da TV paga ESPN Brasil negociam entre esta e a próxima semana a compra do direito de transmissão dos X Games, competição de esportes radicais que reúne 4 modalidades diferentes. O evento esportivo está marcado para março de 2003, novamente no Rio de Janeiro. No começo deste ano, o torneio teve uma de suas etapas classificatórias realizada no Aterro do Flamengo e transmitida pela Globo.
Carolina Hungria    @ 11:51



 
Salário baixo para jornalistas portugueses
Os jornalistas portugueses são os mais mal pagos da União Européia. O levantamento foi realizado pelo sindicato de artes gráficas da Catalunha, na Espanha, e descobriu que os profissionais que trabalham em Portugal têm um salário médio mensal de US$ 715. Ainda segundo a mesma fonte, em segundo lugar na lista dos salários baixos vem os gregos, com US$ 1,1 mil por mês. A média européia do salário de jornalistas é de US$ 2,2 mil. No topo da lista estão os profissionais dinamarqueses, com recebem cerca de US$ 3,3 mil por mês. Leia mais sobre o assunto no site Europa Internacional.
evillage    @ 11:45



 
Música eletrônica ganha novo selo
A música eletrônica brasileira ganha amanhã um novo selo musical. O DJ e produtor Mau Mau reúne convidados para o lançamento do M.Music, que produzirá discos para diversos estilos do gênero, como techno, house e trance. O primeiro título do selo, o 'Start EP', apresenta três músicas produzidas pelo próprio Mau Mau. A novidade será comemorada na noite Technova do Lov.e. Vão comandar as pick ups Renato Cohen e Erik Caramelo.
Carolina Hungria    @ 11:38



 
RSF lista mais inimigos de jornalistas
O grupo francês Repórteres sem Fronteiras (Reporters sans Frontières) divulgou lista atualizada que aponta pessoas e organizações que atrapalham e censuram o exercício da profissão de jornalistas em todo o mundo. Quatro novidades aparecem no levantamento: os militantes islâmicos que assassinaram Daniel Pearl, editor do The Wall Street Journal, e que também organizaram matanças de profissionais na Argélia; Altaf Hossain Chowdhury, ministro de Bangladesh que atacou e ameaçou outros 150 profissionais; o exército das Filipinas, acusado de assassinar outros 4 jornalistas; e Sher Bahadur Deuba, primeiro-ministro do Nepal, acusado de ignorar a prisão e tortura de diversos repórteres.
evillage    @ 20:27


14.8.02  

 
Brigas no escritório
Quase metade dos executivos da Grã-Bretanha estão estressados e afirmam ter vontade de bater em algum colega de trabalho. Segundo pesquisa realizada pela Pertemps, agência britânica de recrutamento, 51% das mulheres entrevistadas admitiram sentir vontade de usar da violência física durante o expediente, contra 39% dos homens. Excesso de tarefas, computadores travados e pessoas chatas foram indicadas como as três principais causas de ódio entre executivos. O levantamento questionou mais de 450 funcionários dos principais escritórios do país.
evillage    @ 19:44



 
Só ataca micro em português
Um novo vírus, o cavalo de Tróia Trojan.Portacopo:B, só ataca computadores com Windows 95 e 98 em português brasileiro. Classificado como altamente destrutivo pela Symantec, o invasor destrói todos os arquivos que não estejam abertos. O Trojan pode ser recebido por e-mail como um arquivo anexo ou trocado entre computadores em rede. Embora de remoção considerada "fácil", a tarefa de limpeza do micro inclui alterações no Registro do sistema.
evillage    @ 17:50



 
Dia dos Pais incrementa vendas em apenas 1,6%
Mesmo com todas as campanhas lançadas por grifes e shoppings, o fim-de-semana do Dia dos Pais registrou aumento de apenas 1,6% nas vendas do comércio em todo o País. O dado foi levantado pelo Serasa.
evillage    @ 15:30



 
All TV, da web para a televisão
Corre no mercado paulistano a notícia de que a All TV, televisão 24 horas transmitida ao vivo pela internet, está negociando com a TVA sua estréia na TV paga. A All TV é coordenada por Alberto Luchetti e foi inaugurada em abril deste ano. Confira em alltv.com.br e leia também 'Pinheiro na All TV'
Carolina Hungria    @ 15:17



 
MIS apresenta novos trabalhos em audiovisual
O Museu da Imagem e do Som abre neste sábado a 15ª edição da Mostra do Audiovisual Paulista, evento voltado a divulgação de novos talentos do mercado. O público poderá conferir trabalhos em curtas, vídeos, programas de TV, publicidade, videoclipes e vinhetas até o dia 29 de agosto. O MIS fica na Avenida Europa, 158. Saiba mais sobre a programação pelo telefone (11) 3031-1509 ou pelo e-mail audiovisual@uol.com.br.
evillage    @ 15:05



 
Quatro teles entre as maiores empresas do país
A Revista Conjuntura Econômica, da Fundação Getúlio Vargas, divulga hoje o ranking das 500 maiores empresas brasileiras, referente ao ano de 2001. Quatro empresas de telecomunicações estão entre as 10 maiores, segundo adianta o Estadão. A Petrobrás lidera a lista, seguida da Telefônica, em segundo, e da Telemar Norte Leste em terceiro. A Embratel aparece em sexto lugar, e a Brasil Telecom em sétimo. Apesar das boas posições das teles, o estudo revela crise no setor, como o prejuízo de R$ 2,2 bilhões registrado pelas operadoras de celular da banda B.
evillage    @ 14:49



 
Grã-Bretanha proíbe raposa bêbada
Foi proibida na Grã-Bretanha a campanha publicitária da bebida alcoólica Crack Ice, produto do grupo irlandês Arthur Crack. O esforço, veiculado apenas na mídia impressa, despertou a ira de alguns segmentos da comunidade pelo uso de imagem de uma raposa bêbada, sentada num beco, acompanhada da frase "Agora vendido legalmente em pubs e clubes. Aviso: esse produto contém muito álcool". Para a entidade que regulamenta a publicidade no país, os anúncios classificam como "corajoso" o ato de beber e o nome do produto remete às drogas, em particular ao crack. A empresa se defende dizendo ter escolhido o nome com base na gíria 'craic', que na irlânda significa 'diversão'. Leia mais no site britânico Media Guardian.
evillage    @ 14:21



 
A melhor propaganda na opinião do consumidor
A Panamericana Escola de Arte e Design abre na próxima terça, dia 20, em São Paulo, a mostra dos principais trabalhos inscritos no 16º Prêmio Voto Popular, em que consumidores escolhem as melhores peças publicitárias de TV, rádio, mídia impressa e outdoor. A votação, promovida pela revista About, foi realizada em março. A exposição ficará aberta até dia 30, na unidade Angélica da Panamericana. Os resultados:

Agência do Ano - DM9DDB (Fischer em 2º e DPZ em 3º);
Anunciante - Telesp Celular
Produtora - Jodaf
Produtora de som - MCR
Fornecedor gráfico - Gráficos Burti
Campanha - Peg&Fale Gol, da Fischer para Telesp Celular
Comercial - Índio, da Master para a TIM
Anúncio - série Paraíso, da Lew Lara para o Transamérica Comandatuba
Outdoor - Cabeça Mole, da CPA para Asipa
Rádio - Lendas da Propaganda, da DPZ para About, Meio & Mensagem e Propaganda & Marketing.
Zeca Castellar    @ 14:05



 
Água da Sadia para o mercado premium
Chega ao mercado em breve, entre novembro e dezembro, a nova água mineral que levará a marca da Sadia. O produto está sendo desenvolvido através de parceria com a Ouro Fino, empresa do segmento, e será destinado as classes A e B. A campanha publicitária de lançamento da água ainda não está em fase de produção mas, segundo informações da própria empresa, deve levar a assinatura da W/Brasil.
Carolina Hungria    @ 13:51



 
Interpublic vai rever balanços desde 1997
O Interpublic Group, de publicidade e marketing, anunciou ontem que vai revisar todos os seus resultados financeiros desde 1997, depois de encontrar indícios de fraude em alguns balanços. A companhia já havia declarado na semana passada que não apresentaria seu balanço dos últimos três meses na data divulgada previamente, por encontrar irregularidades em pagamentos envolvendo US$ 68,5 milhões. O grupo Interpublic é dono da McCann-Erickson, entre outras agências, e é o 2º maior do mundo, atrás da WPP. Leia também 'Balanço da Interpublic é adiado'.
evillage    @ 13:42



 
Frente faz festa por novas bandas
A revista Frente, publicação voltada ao pop nacional lançada em março deste ano, realiza festa na semana que vem em torno de duas novas bandas que concorrem na categoria 'melhor demo clip' do Video Music Brasil 2002, premiação da MTV. O evento será na sexta-feira da semana que vem, no Grizú Party & Music, na Alameda Lorena, a partir das 22:30. Vão se apresentar os grupos Violeta de Outono, de São Paulo, e Irmãos Rocha!, de Porto Alegre. O patrocínio da iniciativa é da Sum Records, com produção e organização de Virgínia Gasperin, Márcio Jorge e Alessandra Ricci (London Burning Festival). A 3ª edição da Frente, título bimestral criado a partir de parceria entre as editoras Ágata e REM, chega as bancas ainda nesta semana.
Carolina Hungria    @ 13:21



 
AOL perde executivo em meio a pressões
O executivo David Colburn, um dos principais assessores jurídicos e negociadores da America Online, deixou a empresa na semana passada. A informação foi revelada ontem à noite pelo Washibgton Post. Um dos principais responsáveis pelos acordos fechados nos últimos anos pela AOL, Colburn deixa a unidade de negócios da empresa em meio a turbulências no mundo financeiro dos EUA por supostas irregularidades contábeis. Ainda hoje, vence o prazo para que a AOL Time Warner certifique seus resultados financeiros junto à SEC (Securities and Exchange Comission). A companhia jura que seus balanços estão corretos – mas se forem encontradas irregularidades, os principais executivos da AOL poderão ser processados por perjúrio.
evillage    @ 13:17



 
AgênciaClick cria para e-commerce do WWF
A AgênciaClick criou para a WWF Brasil, ONG voltada a preservação da biodiversidade, um novo shopping virtual. As lojas podem ser acessadas através do site da entidade e vendem catálogos, camisetas, brinquedos, livros, acessórios e outros artigos, num total de 40 produtos diferentes, com a marca WWF.
Carolina Hungria    @ 13:07



 
Abert discute captação de novos recursos para a TV
A Abert está realizando hoje, no Hotel Transamérica, em São Paulo, um seminário que discute as alterações no artigo 222 de Constituição, que abre às pessoas jurídicas a possibilidade de participar das empresas de radiodifusão. O ministro das Comunicações, Juarez Quadros, abriu o encontro pela manhã. Até as 18h, haverá palestras com consultores jurídicos e executivos da PricewatherhouseCoopers e do Unibanco.
evillage    @ 12:39



 
Pena de prisão para quem envia spam
Prisão de 1 a 4 anos e multas entre R$ 100 e R$ 100 mil por mensagem enviada são as punições previstas em projeto de lei para os casos de envio de spam, lixo comercial que infesta sem autorização a caixa de e-mail dos usuários de Internet. A proposta, do deputado Ivan Paixão (PPS-SE), deve ser analisada.pelas comissões permanentes da Câmara. Paixão cita estatísticas que apontam que dois terços das mensagens que trafegam na Web são spam.

Definição - O projeto considera spam qualquer mensagem eletrônica enviada a um receptor “cujo propósito seja divulgar ou promover, por propósito comercial, produto ou serviço, incluindo conteúdo de página da Internet”. As correntes ou pirâmides que pedem dinheiro e incentivam o internauta a reenviar a mensagem também são tratadas como mensagem comercial. O projeto prevê ainda que a venda de listas de endereços eletrônicos só será permitida após autorização prévia dos usuários.
Zeca Castellar    @ 18:49


13.8.02  

 
TV Globo faz feira para o mercado publicitário
A TV Globo realiza na semana que vem, de 20 a 22 de agosto, sua 6ª Feira de Eventos e Projetos Regionais, dirigida ao mercado publicitário. O evento, para 7 mil convidados, servirá para atrair a atenção dos anunciantes do eixo Rio-SP às iniciativas das 113 afiliadas da rede em todo o país. A programação deste ano prevê palestra de Octavio Florisbal e Joelmir Beting sobre "A força dos mercados regionais". A feira será na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.
evillage    @ 18:11



 
Vôos a 1 dólar no 11 de setembro
A National Airlines, que opera vôos domésticos, está oferecendo passagens a 1 dólar no dia 11 de setembro, quando se completa um ano dos atentados terroristas nos EUA. A companhia faz rotas para Las Vegas a partir de Chicago, Los Angeles, Nova York e outras grandes cidades americanas. No dia 11, oferecerá 13 mil lugares – e diz que doará a renda das passagens para a Citizens' Scholarship Foundation of America. As passagens de volta não terão desconto. A Spirit Airlines, da Flórida, esgotou em poucas horas sua oferta de passagens grátis para a data - leia 'Loucos para voar no 11 de setembro'.
evillage    @ 17:59



 
Minicâmeras são atração da PhotoImage
Abriu nesta tarde em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, a PhotoImageBrazil 2002, feira internacional de imagem. O evento, que segue até a sexta-feira, terá a fotografia digital como principal tema. Ao todo, são 105 expositores e 250 marcas. Entre as novidades estão as menores câmeras do mercado: a digital Kodak EasyShare LS420 com 2,1 megapixels, que pesa 150 gramas e tem 11 centímetros, além da Olympus Digital D-370, que pesa 190 gramas, tem 12 centímetros, 1,3 megapixel de definição e ainda é capaz de realizar filmagens de até 62 segundos.
evillage    @ 17:25



 
Pizza mais barata com guaraná
Começam a chegar aos pontos de venda entre esta semana e semana que vem as primeiras latas de Guaraná Antarctica com o logo da Pizza Hut. A criação leva a assinatura da Carillo Pastore e a ação de marketing terá mais de 4 embalagens temáticas que serão distribuídas nacionalmente. A promoção permitirá que consumidores que entregarem duas latas desse tipo nos restaurantes da rede recebam 50% de desconto na compra de qualquer pizza.
Carolina Hungria    @ 17:04



 
Na Internet esperando o ônibus
A rodoviária Novo Rio, no RJ, inaugurou novo serviço de telefonia com acesso à Internet. Em parceria com a Embratel, a Fale Fácil instalou 26 cabines telefônicas, com três módulos cada. Além de acessar a Web, o usuário pode telefonar, enviar e receber fax, imprimir documentos, usar scanners e gravar arquivos em CD e disquetes. O acesso à Internet custa R$ 0,15 por minuto e R$ 2,25 por 15 minutos.
evillage    @ 16:58



 
Ibope lança EasyMedia no Sul
O Ibope reuniu hoje representantes dos principais jornais de Porto Alegre para apresentar ao mercado um novo software da empresa, o EasyMedia Jornal. A ferramenta, que já começa a ser usada a partir deste mês, servirá para facilitar a consulta dos resultados da pesquisa de leitura dos diários da cidade, antes oferecida de forma impressa. Com a informatização do processo, o Ibope também amplia de 4 para 12 os bancos de dados coletados anualmente.
Carolina Hungria    @ 16:42



 
Propaganda: em baixa no Brasil, formidável na China
A receita publicitária da China atingiu US$ 3,8 bilhões no segundo trimestre de 2002, o que representou um salto notável de 33% sobre o mesmo período do ano anterior. Levantamento da Nielsen Media Research revela que nove entre dez dos produtos mais anunciados da região foram produzidos no próprio país. O suplemento de cálcio Gai Zhong Gai liderou os investimentos, com verba de US$ 88 milhões.
evillage    @ 16:22



 
Rave na Amazônia fecha 17 parcerias
Faltam 10 dias para começar o Ecosystem 2.0, festival de música eletrônica que reunirá mais de 60 artistas em Manaus, na Amazônia, até o dia 25 de agosto. Por agora, a organização do evento, a empresa Liquid Sky, já fechou 17 contratos de parceria. Estarão no local desenvolvendo ações de merchandising, entre outras, a Amazônia Celular, a grife Cavalera, a Cultura Inglesa, a MTV e as revistas DJ Sound, DJ World e Simples. A 1ª edição da festa, realizada em 2001, reuniu um público declarado de 40 mil pessoas em quatro dias. Esta 2ª edição terá duas tendas de 30 metros de diâmetros e capacidade para 1.500 pessoas, um palco flutuante e um anfiteatro. Quem quiser dar um tempo das pistas de dança pode curtir o campeonato que acontecerá numa rampa de skate, ou usar o computador (Compaq) no centro multimídia de arquitetura inspirada nas ocas dos índios da região do Xingu. Consulte o site para informações sobre ingressos e pacotes de viagens.
Carolina Hungria    @ 16:02



 
UOL News mostra Ciro Gomes em instantes
Dentro de instantes, às 15h, a Folha inicia a segunda sabatina da série que realiza esta semana com os principais candidatos à presidência, no Teatro Folha. Hoje, Ciro Gomes falará a jornalistas e responderá a perguntas de internautas, em evento que deverá durar duas horas. O UOL News transmitirá ao vivo, e os usuários poderão formular perguntas e conversar com Paulo Henrique Amorim. A primeira sabatina foi ontem, com Lula. Na quinta-feira o convidado será Anthony Garotinho. José Serra encerrará a série na sexta.
Zeca Castellar    @ 15:55



 
Cientistas revelam o poder da marca
Cientistas americanos detectaram que nomes de marcas de produtos afetam o lado emocional das pessoas. Diferente de outras palavras comuns, como nomes e substantivos, sempre reconhecidas pelo lado esquerdo do cérebro, as marcas de produtos são processadas pelo lado direito, responsável por reações emotivas. A pesquisa, conduzida na Universidade de Los Angeles, na California, reuniu 48 estudantes com a missão de reconhecer mais de 100 palavras, desde 'casa' e 'papel' até 'Compaq', passando por outras inexistentes, como 'beash'. Pela conclusão dos cientistas, o fenômeno acontece pelo fato de uma marca estar sempre representada num formato idêntico, com as mesmas fontes e cores. Leia mais sobre o assunto em matéria publicada no Media Guardian.
evillage    @ 15:46



 
Aspirante a Jô
O ex-jogador Diego Maradona assinou acordo para apresentar seu próprio programa de entrevistas na TV argentina. A estréia está programada para setembro, segundo a Advertising Age Global.
evillage    @ 15:23



 
Projeto quer o fim de taxa telefônica
Projeto de lei que tramita na Câmara, em Brasília, propõe o fim da cobrança de taxas de consumo mínimo e assinatura básica pelas operadoras de telefonia. O autor da proposta, deputado Inácio Arruda (PC do B-CE), argumenta que os consumidores não podem pagar “por um serviço que não desfrutaram” e que “a mera disponibilidade de um serviço não gera obrigação de pagamento". Outros projetos na Câmara também defendem o fim da cobrança.
evillage    @ 14:32



 
Miriam Leitão entrevista FHC na Alvorada
A jornalista Míriam Leitão entrevista o presidente Fernando Henrique Cardoso amanhã, às 9h, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Em conversa de 40 minutos, FHC deverá falar sobre crise cambial, as incertezas da economia mundial e a transição para o próximo governo. A entrevista será exibida amanhã à noite, a partir de 21h15, no programa espaço Aberto Especial, na Globo News.
Zeca Castellar    @ 14:15



 
O erro das gravadoras 
Josh Bernoff, analista sênior da Forrester Research, disse à CBS.MarketeWatch.com que as gravadoras estão erradas em atribuir o desaquecimento das vendas online de CDs e cassetes à pirataria. A culpa, observa, é “da crise econômica, da maior competição de DVDs e de video games e do encolhimento do repertório das redes de rádio”. Para salvar o negócio da música, as gravadoras devem “desenvolver e expandir os serviços online, oferecer downloads de singles por US$ 0,99 e cartões pré-pagos para acesso a pacotes de arquivos, e liberar a queima de CDs”. Em 2007, prevê, os downloads deverão gerar US$ 2,1 bilhões, ou 17% da receita do setor. “Da mesma forma que a mudança de LPs para os CDs, será a mudança para música digital que revitalizará a indústria.” Leia também 'Gravadoras dos EUA apóiam queima de CDs' e 'Prejuízo com pirataria chega a R$ 6 bilhões'.
evillage    @ 13:34



 
American Airlines, demissões e condenação
A American Airlines anunciou hoje que pretende cortar 7 mil empregos nos EUA até março de 2003, em meio a outras medidas de ajustes. Segundo a Reuters, a companhia aérea deve também reduzir sua capacidade operacional em 9% até novembro: planeja aposentar 74 aviões Fokker 100, retirar de circulação nove aparelhos TWA 767-300 e adiar ou cancelar novas encomendas. Diz a empresa que a reestruturação permitirá a economia anual de US$ 1,1 bilhão.

Detector de mentiras - No Brasil, a American Airlines foi condenada a pagar indenização de R$ 190 mil a uma funcionária brasileira, ex-agente de segurança da companhia. Segundo o Consultor Jurídico, a Justiça de São Paulo condenou a empresa por violação da intimidade da empregada. A pretexto de segurança, a AA submeteu diversos funcionários a interrogatórios. Diante de um polígrafo, precisavam responder a perguntas como “Em qualquer emprego anterior, você roubou algo de valor maior de R$ 70,00?”, “Você já participou de algum atividade subversiva?” e “Durante sua entrevista anterior para entrar na American Airlines, você escondeu sua participação em algum ato ilegal?” A decisão da Justiça permite recurso.
evillage    @ 13:18



 
Príncipe saudita quer gigante alemã de mídia 
A imprensa alemã está noticiando a entrada de novo interessado na compra da KirchMedia, gigante de mídia que detém os direitos de TV da próxima Copa do Mundo, mas concordatária desde abril. Como se precisasse de dinheiro, o príncipe saudita Al Waleed uniu-se ao banco americano de investimentos Lehman Brothers para fazer frente às ofertas da TF1 francesa (unida com um empresário egípcio) e a Sony (que firmou parceria com o banco alemão Commerzbank). Outro consórcio, formado pelo HVB (segundo maior banco alemão) e um grupo de empresários de mídia, pode voltar ao páreo aumentando a primeira oferta (de US$ 2,54 bilhões) considerada baixa pela Kirch. A Viacom retirou-se da lista de pretendentes. Leia também 'Sony e TF1 querem a KirchMedia'.
evillage    @ 12:01



 
Palestras 'para cdf' na ESPM de São Paulo
Os criativos João Livi, da Talent, Aaron Sutton, da Giovanni, Zé Henrique Borghi, da Leo Burnett, e Sidney Araújo, da Neogama, realizam palestras no próximo dia 24, no auditório da ESPM na Vila Mariana, em São Paulo. Falarão sobre seus trabalhos e contarão histórias do mercado publicitário. Será num sábado, com início às 9h. Anúncio de ¼ de página de jornal, criado pela Giovanni, convida: “4 palestras em um sábado de manhã. Interessou, cdf?”. Mais informações no (11) 3273-5439.
evillage    @ 11:45



 
Age procura estagiário
A Age procura nas universidades paulistas de comunicação estagiários para seu departamento de assessoria de imprensa. O trabalho é para período integral. Os currículos devem ser enviados para o e-mail bemvindo@age.com.br.
evillage    @ 11:17



 
Gringolândia na JWT
Os funcionários da J Walter Thompson estão assustados com algumas das mudanças promovidas recentemente na agência. Com a saída de muitos profissionais brasileiros, boa parte dos coordenadores e chefes são agora de outros países. Na unidade da Thompson responsável pelo cliente Unilever, por exemplo, “está a maior gringolândia”, comenta uma fonte. “O chefe é italiano, o que está acima dele, inglês, e agora chegou uma diretora de atendimento que é américo-chilena-mexicana”, explica. O maior medo do pessoal é que a agência resolva importar também seus assistentes e criativos.
Carolina Hungria    @ 11:13



 
Fica Comigo 'Meninas' na MTV 
A MTV Brasil finalmente conseguiu uma candidata para participar do Fica Comigo Gay - Meninas, programa que deve ir ao ar entre outubro e novembro deste ano. O canal anuncia a idéia desde 2001, mas ainda não havia conseguido uma voluntária. O primeiro Fica Comigo Gay - Meninos foi ao ar no ano passado, com o jovem Conrado Gotti. A "querida" da vez é Ângela Prado, de 29 anos, que diz procurar "uma pessoa companheira, igualmente romântica e fiel. Que possa dividir comigo coisas simples da vida como, curtir os amigos, ir ao cinema, teatro, parques, cafés".

Aos 40 - Outro especial, o Fica Comigo - A Vida Começa aos 40, apresenta Gilmar, um corretor de seguros de 46 anos. Esta atração deve ir ao ar apenas em dezembro. O Fica Comigo MTV, comandado por Fernanda Lima, tem patrocínio da Bacardi, Tim Celular, McDonald's e Volkswagen, além de ações de merchandising da Close Up, Conga e Colcci.
Carolina Hungria    @ 19:54


12.8.02  

 
Reuters fala de eleições para jornalistas
A Reuters realiza workshop amanhã, em São Paulo, sobre as eleições presidenciais de 2002. Será para clientes da agência e jornalistas, com palestra do diretor editorial da Reuters Brasil, Mário Andrada e Silva, e do professor de finanças Alberto Matias, da FEA USP. Os dois farão análises das principais economias mundiais e da visão internacional sobre o período eleitoral brasileiro. O workshop será no L’Hotel, perto da avenida Paulista, a partir das 18h. Informações no (11) 5184-1987.
evillage    @ 19:33



 
DuezT quer Chandon em bares
A DuezT Euro RSCG estréia num domingo, dia 25, o primeiro comercial criado para a champanhe Moët & Chandon. O cliente, recém-conquistado pela agência, lançou na semana passada sua campanha impressa em revistas de circulação nacional. Por agora, um único filme será veiculado na Globo e MTV, além de canais da TV por assinatura. As imagens vão mostrar uma paquera num bar, onde o bate-papo gira em torno do formato 'baby' da bebida.
Carolina Hungria    @ 18:43



 
Por R$ 50 milhões, Brasil Telecom assume o iBest 
A Brasil Telecom adquiriu o controle do portal iBest por R$ 50 milhões, segundo a Reuters. Desse montante, a operadora de telefonia fixa teria desembolsado R$ 15 milhões. O restante teria sido alocado no aumento de capital do portal. A participação da Brasil Telecom pulou de 13% para 71,6% do capital votante, e 43,5% do capital total do iBest. Marcos Wettreich, da iBest Company, permanecerá à frente da operação. Lançado em dezembro passado como provedor de acesso gratuito à Internet, o portal declara atualmente uma carteira de 1,7 milhão de usuários. Em que pese o desempenho, o iBest nunca apareceu entre os top 10 de audiência do Ibope eRatings.
evillage    @ 18:10



 
Is she stoned? 
A adolescente Ellen Feiss, estrela de um dos comerciais online da Apple, virou celebridade nos EUA depois que internautas começaram a questionar a sobriedade da atriz durante a gravação do spot. Lançada no final de julho, a campanha apresenta mais de uma dúzia de filmes curtos em formato de depoimentos, no ar em sites americanos. No testemunho de Feiss - que parece ter fumado um baseado - ela reclama do computador do pai, um PC, que travou enquanto ela fazia trabalhos da escola. Assim que sites como o Metafilter notaram que a adolescente "falava lentamente" e que seus olhos estavam vermelhos, a Apple cancelou o filme na mídia, mas que ainda pode ser conferido no arquivo do site da empresa (para QuickTime). Imagens de Feiss, ícone para alguns grupos que criaram até fã-clubes, aparecem em camisas, xícaras e relógios, itens a venda na Internet. Saiba mais sobre a Feiss no site Wired.
Carolina Hungria    @ 17:07



 
Napster vai a leilão 
Os ativos do serviço de música online Napster Inc. entraram em leilão na última sexta-feira, por um lance mínimo de US$ 25 milhões que será administrado pela especialista em valores mobiliários Trenwith Securities, da Califórnia. Segundo os observadores internacionais, várias empresas de mídia, varejistas de discos e gravadoras deverão disputar os lances (que terão de ser apresentados até a próxima quarta-feira) com a gigante da mídia alemã Bertelsmann, que já se declarou disposta a elevar a oferta para mais de US$ 100 milhões. A disputa promete ser emocionante.
evillage    @ 16:55



 
Lula em instantes no UOL News
O UOL News transmite daqui a pouco, às 16h, ao vivo, a primeira sabatina da série que a Folha de S. Paulo realiza esta semana com os principais candidatos à presidência, no Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis, em SP). Lula será o primeiro entrevistado, que responderá a perguntas de Clóvis Rossi, Eleonora de Lucena, Luis Nassif e Gilberto Dimenstein. Amanhã, às 15h, será a vez de Ciro Gomes. Garotinho falará na quinta e José Serra na sexta, ambos também às 15h. Os internautas poderão comentar as opiniões com Paulo Henrique Amorim. Leia 'Teatro Folha recebe candidatos na semana que vem'.
evillage    @ 16:24



 
Banda larga avança no Chile
A Telefonica CTC Chile prevê que o número de usuários de Internet de alta velocidade do país crescerá cinco vezes até 2004, para atingir 450 mil assinantes, dos quais 60% serão servidos pela empresa. Em coletiva à imprensa de Santiago do Chile na sexta-feira, o diretor da unidade broadband disse que o mercado de banda larga hoje representa cerca de 10% do 1 milhão de internautas nacionais. Segundo a empresa de pesquisa Pyramid Research, as formas de conexão em 2004 serão divididas proporcionalmente entre as tecnologias DSL e cable modem, com uma parcela reduzida utilizando a tecnologia wireless fixa. Líder do mercado com 2,7 milhões de assinantes de linhas fixas e controlada pela Telefonica da Espanha (44,6% do capital), a CTC cobra mensalidades estimadas entre 20 mil e 30 mil pesos (US$ 29 a US$ 42) pelos serviços de banda larga. Leia também 'AOL perde terreno em banda larga'.
evillage    @ 15:59



 
Souza Cruz cancela o Free Jazz
A Souza Cruz distribuiu hoje comunicado informando que o Free Jazz Festival, um dos maiores eventos do gênero musical no Brasil, inicialmente marcado para acontecer em outubro, foi cancelado. O motivo, segundo a patrocinadora, é a "instabilidade econômica e a alta do dólar". O ano de 2002 marcaria a última edição de shows para o público, já que a partir do ano que vem fica legalmente proibido o patrocínio a eventos culturais pela indústria de tabaco. A primeira edição do Free Jazz aconteceu em 1985. Desde o mês passado, o departamento de marketing da Souza Cruz já havia decidido não realizar a edição 2002 da festa no Rio de Janeiro, limitando-se apenas a São Paulo. Leia também 'Sobre o Free Jazz'.
Carolina Hungria    @ 15:39



 
Nassif estréia em setembro na Cultura
O jornalista Luís Nassif deve estrear na TV Cultura no dia 9 de setembro. Sob o nome provisório “Programa Econômico”, a atração ainda não tem horário definido na grade da emissora. O primeiro piloto deve ser gravado no próximo dia 22. Nassif preencherá a lacuna de jornalismo econômico deixada por Paulo Henrique Amorim, que saiu da Cultura em julho. Leia também 'Mudanças no jornalismo da Cultura'.
Zeca Castellar    @ 15:36



 
Míssil eletrônico
Se os EUA realmente atacarem o Iraque, como têm ameaçado, deverão estrear uma arma que não atinge pessoas mas destrói qualquer sistema eletrônico, mesmo protegido em subterrâneos altamente fortificados - o High Power Microwave (HPM), aparelho que emite um campo eletromagnético de dezenas de milhões de ampères. Para se ter uma idéia do poder destrutivo da invenção, a intensidade de um raio é de “apenas” 30 mil ampères, segundo o NewScientist.
evillage    @ 15:28



 
Big Brother japonês, privacidade zero
O novo sistema eletrônico de registro da população japonesa, que gerou protestos em todo o país, provou ser uma ameaça à privacidade individual apenas dois dias após a implantação: ao invés de serem manipuladas exclusivamente por órgãos do governo, conforme o prometido, informações pessoais de 2.584 pessoas vazaram para outros locais, segundo a CNN. Leia também 'Japoneses unem-se contra o Big Brother'.
evillage    @ 14:51



 
Conteúdo da Abril em outros portais
O UOL pode perder a exclusividade de publicação do conteúdo da Abril a partir de outubro deste ano. Reportagem de Manoel Fernandes na IstoÉ Dinheiro desta semana diz que, a se confirmarem essas notícias, o Grupo Abril continuará sócia do portal (tem 26% de participação) mas ficará livre para negociar com outros provedores o conteúdo de suas revistas – que responderia por 6 milhões de visitantes por mês. A Abril já teria conversado com outros potenciais parceiros, como AOL Brasil, iG e Telefônica.
Zeca Castellar    @ 13:39



 
Marcha a ré na Chrysler
A Chrysler, terceira maior montadora dos EUA, e que nos anos 80 foi a primeira a desacelerar a produção de automóveis para priorizar os utilitários esportivos e caminhões leves (que hoje representam 70% de suas vendas) decidiu voltar atrás: dos 21 modelos com lançamento previsto entre 2003 e 2005, dois terços serão automóveis, divulgou o The Wall Street Journal. A intenção da unidade da DaimlerChrysler é combater os modelos importados e incrementar suas vendas em 1 milhão de veículos/ano nesta década.
evillage    @ 13:21



 
Propaganda interativa reúne Ogilvy na USP
A Escola do Futuro volta a reunir neste mês convidados e profissionais para debates na USP. O 'focus group', que discute TV interativa e digital, foi formado no ano passado e aceita novos integrantes. O próximo encontro será no Laboratório de TV Interativa e Multimeios, que fica na Cidade Universitária, na quarta-feira, às 19h, e vai girar em torno da propaganda interativa. Três dos debatedores são da Ogilvy Interactive: Alexandre Marquesi, Claudia Andrade e Fernando Zomenhan. A formação desse time gerou um bate-boca online entre a coordenadora de projetos da Escola do Futuro, Thais Waisman, e o programador Afonso "JR" Savaglia Neto, que se apresenta como "primeiro no mundo a desenvolver interface de TV Interativa Microsoft". Para inscrições e outras informações acesse o site ou ligue para (11) 3091-4924.
evillage    @ 13:12



 
Unilever vende suas marcas de perfume
A gigante anglo-holandesa Unilever, que continua no processo de reduzir seu portfólio de marcas para apenas 400 até 2004 (eram 1.600 há três anos), autorizou o banco de investimentos Morgan Stanley a negociar a venda de suas marcas de perfumes, que incluem Calvin Klein e Karl Lagerfeld, em transação avaliada entre US$ 750 milhões e US$ 1 bilhão pelo The Wall Street Journal. Há dois anos, quando uniu os perfumes com marcas de designers sob o grupo Unilever Cosmetics International (que movimenta cerca de US$ 600 milhões), a multinacional vendeu o grupo de cosméticos Elizabeth Arden à FFI Fragrances, por US$ 225 milhões.
evillage    @ 13:01



 
Tocando o consumidor
A Sony Ericsson Mobile Communications descobriu uma forma interessante de divulgar seu novo celular T68i, que pode ser acoplado à câmera digital CommuniCam e armazenar até 208 fotos: contratou 60 “casais” de atores e atrizes dos EUA para circular por locais como shopping centers, clubes noturnos, praias e outros lugares turísticos e pedir para alguém tirar sua foto. O resultado da tática publicitária, que está sendo chamada de “alcançar e tocar o consumidor”, é que todos querem saber detalhes da novidade e o nome do fabricante. O site não divulga o preço, mas o produto e acessórios já estão disponíveis na Europa, na América do Norte e na região Ásia/Pacífico.
evillage    @ 12:53



 
Disney relata prática de nepotismo
Empenhada em melhorar seu status no mercado e se adequar às diretrizes da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que determina que um membro do board de uma empresa não pode ser considerado independente se empregar familiares, a Walt Disney Co. revelou à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, ou Securities and Exchange Comission) que os filhos de três diretores independentes trabalharam para a empresa no ano passado. Como resultado, o board poderá ser totalmente reformulado, revelou o The Wall Street Journal.
evillage    @ 12:48



 
Filha de Zé do Caixão é estrela do Dia dos Vampiros
O vereador da Câmara Municipal de São Paulo José Laurindo (PT) apresentou projeto que pretende instituir a data 13 de agosto como o 'Dia dos Vampiros' na capital paulista. A idéia é incentivar a doação de sangue entre os paulistanos através da imagem de um "vampiro do bem". Ou melhor, vampira. A garota-propaganda da iniciativa já foi escalada: Mariliz Marins, filha de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. O projeto seguiu na semana passada para a votação no plenário.
Carolina Hungria    @ 12:37



 
Mais tempo na Internet
O novo relatório do Ibope eRatings, que analisa os dados da Internet brasileira no mês de julho, registra pela primeira vez que os internautas passaram mais de dez horas mensais navegando. Foram 10 horas e 22 minutos no mês passado, 36 minutos a mais que em junho. O número de usuários ativos também cresceu (2,9%), chegando a 7,8 milhões - mas a soma de brasileiros com acesso residencial à Web manteve-se em 14 milhões.

Propriedades - O ranking de propriedades em julho não aponta mudanças entre os dez portais com maior audiência. O UOL lidera, com 5,29 milhões de visitantes únicos, seguido do iG (4,68 milhões), Globo.com (4,39), Yahoo! (3,92), Terra+Lycos (3,63), MSN (3,45), AOL (2,70), Microsoft (2,41), CJB (1,79) e Google (1,71 milhão).

Domínios - O ranking de domínios apresenta duas mudanças: o Passport.com subiu uma posição, ficando em 9º lugar, e a versão brasileira do msn.com surge em décimo: UOL (4,88 milhões), iG (4,66), Globo.com (4,07), BOL (3,56), Yahoo! Brasil (3,48), Terra (3,14), MSN (2,48), Microsoft (2,40), Passport (2,00) e MSN Brasil (1,86 milhão).
Zeca Castellar    @ 12:08



 
BMW anuncia novos filmes digitais
A seqüência dos premiados webfilmes The Hire da BMW, prevista para outubro, será dirigida por três feras do cinema - John Woo, Tony Scott e Joe Carnahan - e produzida pela RSA USA Inc., de Ridley Scott. Os cinco primeiros filmes de seis a nove minutos, que contaram com os diretores Ang Lee e Guy Ritchie e atores como Mickey Rourke e Madonna, renderam à agência Fallon e à cliente BMW of North America dois top prêmios do One Show (Best e Interactive), dois Grand Clio e um Grand Prix Cyber Lion em Cannes. A notícia foi divulgada pela revista AdWeek.
evillage    @ 11:48



 
Nova York endurece contra o fumo
Se o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, conseguir passar uma emenda à lei antifumo local, os cigarros serão banidos de todos os restaurante e bares da cidade. A legislação atual, aprovada em 1995, proíbe o fumo em lugares públicos como teatros, cinemas e escritórios, além de restaurantes com mais de 35 lugares; mas os bares, inclusive de restaurantes, são liberados. O interessante é que 76% dos 7 mil membros da New York State Restaurant Association aprovam a medida.
evillage    @ 11:42



 
Leitor da Folha prefere o impresso
Pesquisa Datafolha divulgada na edição de hoje da Folha de S. Paulo afirma que 80% dos leitores do jornal preferem sua versão impressa à eletrônica. Apenas 17% dos 354 entrevistados declaram usar o computador para a leitura. 3% disseram não ter preferência. As vantagens de fazer consulta online são notícias mais atualizadas, com 42% das citações, e rapidez, com 10%. Por outro lado, a maior qualidade da versão impressa foi mencionada por 31% dos respondentes. A outra vantagem do papel é poder visualizar o jornal todo (17%). O estudo foi realizado entre os dias 15 e 25 de julho, apenas com moradores de São Paulo.
evillage    @ 00:42


Powered By Blogger TM